Neste estudo de coorte, foram examinadas a implementação de restrições diferentemente cronometradas em uma área metropolitana altamente interconectada sendo associado ao aumento de viagens inter-regionais, potencialmente conduzindo a uma transmissão adicional do SARSCoV-2.
Bloqueios no centro urbano foram associados à redução geral de visitas a shoppings e restaurantes por residentes, mas não foram associados à redução de viagens para essas empresas em regiões periféricas, onde as restrições permitiam jantares internos e compras para itens não essenciais negócios.
Os autores relatam neste artigo que foram observadas um grande aumento de visitas a shoppings nas regiões periféricas em residentes do centro urbano na semana seguinte ao bloqueio.
Essas restrições heterogêneas pode levar a consequências não intencionais, minando bloqueios no centro urbano e condução residentes de zonas de transmissão mais alta para zonas de transmissão mais baixa.
No outono de 2020, o governo de Ontário, Canadá, adotou uma estrutura pública regional de 5 níveis medidas de saúde para a pandemia COVID-19 em suas 34 regiões de saúde pública.
O objetivo de intervenções não farmacêuticas visavam suprimir a transmissão, reduzindo as taxas de contato, o que pode ser avaliados indiretamente usando dados de mobilidade.
Cinco das 6 regiões de saúde mais populosas de Ontário são localizado na área da Grande Toronto: Toronto (3,0 milhões), Peel (1,5 milhão), York (1,2 milhão), Durham (0,7 milhões) e Halton (0,6 milhões). O núcleo urbano de Toronto e Peel é um perpétuo hotspot para COVID-192 e permanece altamente interconectado com as regiões periféricas de York, Durham e Halton.
Toronto e Peel foram as primeiras regiões de Ontário a entrar no nível de restrição mais alto (ou seja, bloqueio) durante a segunda onda de COVID-19.
Em 23 de novembro de 2020, Toronto e Peel fecharam restaurantes para refeições em pessoa e negócios não essenciais limitados, incluindo shoppings, para pickup curbside.
York entrou em bloqueio em 14 de dezembro de 2020, seguido pelo resto da província, incluindo Durham e Halton, em 26 de dezembro de 2020.
Enquanto a amostra foi limitado a uma fração da população, as características sociodemográficas do bairro eram semelhantes para a população em geral. Estruturas regionais de intervenção não farmacêutica podem evitar estes consequências ao implementar restrições que abrangem o centro e a periferia das áreas urbanas ou usando restrições de viagens inter-regionais. Essas preocupações são provavelmente generalizáveis para outros áreas metropolitanas, que costumam ser interconectadas, mas administrativamente regiões independentes.
Link para leitura do artigo:
https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2783631
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